Com o feriado municipal pelo aniversário de Manaus no dia 24 de outubro, o Estado decretou ponto facultativo na terça-feira, dia 25, e servidores terão um final de semana prolongado

Os servidores públicos estaduais do Amazonas terão um feriadão com final de semana prolongado pela antecipação do Dia do Funcionário Público, transferido de 28 para 25 próximo pelo governo do Estado. O funcionalismo trabalhará até sexta-feira (21) e voltará somente na quarta-feira (26), emendando com um ponto facultivo decretado no feriado municipal de aniversário de Manaus, comemorado dia 24.
As repartições públicas, autarquias e fundações estaduais da capital e interior, com ressalvas para procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde, não realizarão atendimento ao público nesse período.
O Dia do Funcionário Público foi instituído pela Lei nº 1.762, de 14 de novembro de 1986 e celebrado em 28 de outubro. Com o aniversário da capital amazonense, o governador Wilson Lima decidiu pelo ponto facultativo nesse dia, que é feriado apenas na cidade para os servidores municipais.
De acordo com o governo estadual, a antecipação reduz ainda o gasto com o funcionamento da máquina administrativa.
A paralisação das aulas da rede de ensino estadual serão repostas pela Secretaria de Educação (Seduc), com a compensação das horas normais, conforme estabelece Lei Federal.
A Secretaria de Administração e Gestão vai organizar banco de horas relativo aos pontos facultativos, com vistas a futura compensação pelos servidores do Poder Executivo.
Serviços essenciais, como atendimentos de urgência e emergência e de Segurança Pública funcionarão normalmente.