O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), neste sábado (17), embarcou 450 toneladas dos equipamentos que serão utilizados para a modernização da iluminação pública nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga (a 1.121 e 1.108 quilômetros de Manaus, respectivamente).
Juntas, as duas cidades da região de fronteira vão receber a implantação de 4,9 mil luminárias de LED, a partir da próxima semana, pelo programa Ilumina+ Amazonas.
Na sexta-feira (16), foram enviados os equipamentos para São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), que terá 1,5 mil pontos de iluminação pública modernizados.
Devido à localização dos municípios, a logística exige todo um aparato especial. Ao todo, foram transportadas 450 toneladas de equipamentos, em duas balsas, que vão navegar por uma semana para chegar até as cidades.
A segunda balsa, com a maior quantidade de equipamentos (300 toneladas), sairá de Manaus na segunda-feira (19), e deve chegar aos dois municípios do Alto Solimões na sexta-feira (23).
A primeira parada será Tabatinga, em seguida os materiais seguirão em outra embarcação para Benjamin Constant.
De acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, até o final do ano, 27 municípios serão contemplados.
Ilumina+ Amazonas
O programa já está presente em 15 municípios e 22 comunidades rurais. São mais de 33 mil luminárias de LED, mais econômicas e sustentáveis, que já foram implantadas, substituindo lâmpadas a vapor de sódio, vapor metálico e mistas, que são poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.
Conforme vistoria prévia realizada pela UGPE, serão instaladas 3,3 mil luminárias de LED em Tabatinga, 1,5 mil em Benjamin Constant e 1,6 mil em São Gabriel da Cachoeira.
A logística fluvial é a única opção para transportar essa quantidade de luminárias e todo material utilizado para a instalação nesses municípios.
As balsas vão navegar por uma semana, pelos rios Negro e Solimões, até as cidades de fronteira.
A mobilização começa agora e as equipes devem iniciar a instalação no próximo fim de semana, com conclusão prevista para outubro.
Além das luminárias, também embarcaram 12 veículos e outros materiais necessários para a execução dos trabalhos.
As luminárias de LED, além de proporcionar mais luminosidade nas vias, garantem economia de energia de 60%, em média.
Duram dez vezes mais do que as lâmpadas convencionais e são consideradas a alternativa mais sustentável para o meio ambiente, pois não contém mercúrio em sua composição e, ao final da vida útil, todos os componentes poderão ser reciclados.