Portal Você Online

AM confirma infecção por fungo que mutila e mata pacientes; Brasil chega a 30 registros

Fungo negro: a mucormicose é causada vem registrando um crescimento vertiginoso na Índia onde já morreram 9 mil pacientes com Covid.

Fungo também está presente em muitos países (incluindo o Brasil) e pode ser observado no bolor do pão e das frutas, por exemplo

Um caso de mucormicose foi confirmado em um paciente de Manaus, segundo informou a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado nesta terça-feira (1º). https://portalvoce.com/caso-de-infeccao-por-fungo-que-mutila-e-mata-pacientes-de-covid-e-investigado-no-amazonas/. O fungo foi diagnosticado em um homem, de 56 anos, residente em Manaus. Com a confirmação da doença na capital amazonense, o Brasil chega a 30 casos registrados neste ano.

Com histórico de diabetes tipo 2, usuário de insulina, o paciente foi internado em 12 de abril, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na Zona Leste da capital. Depois, ele foi transferido para o hospital da Fundação de Medicina Tropical, onde morreu em 16 de abril.

Ao ser internado, o paciente apresentou sintomas gripais, mas o teste RT-PCR teve resultado negativo para Covid-19. Ele apresentou prurido no olho direito, que avançou para uma infecção. A Fundação de Medicina Tropical realizou exame de cultura do material colhido do paciente e confirmou a presença do agente Rizhopus ssp, compatível com a mucormicose.

A FMT ressalta que, após a confirmação, o material foi enviado para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi emitido um alerta para os médicos que atendem pacientes com Covid-19 e diabetes.

29 casos no Brasil – Até agora 29 casos de mucormicose -foram registrados no Brasil. No ano passado o país registrou 36 casos em todo o ano de 2020, informou o Ministério da Saúde à BBC News Brasil, mesmo assim, de acordo com Ministério da Saúde esclarece, no entanto, que “não é possível relacionar, até o momento, os casos de mucormicose registrados no Brasil com a covid-19 e as variantes do vírus”.

Apesar disso, o número de casos só neste ano chama atenção, pois já está próximo do total em todo o ano passado, e coincide com o agravamento da pandemia de covid-19 no país.

O que é a mucormicose?

Popularmente conhecido como “fungo preto”, o quadro mata mais de 50% dos acometidos. Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *