O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, foi escolhido como coordenador-geral para o biênio 2023-2024.

A iniciativa Rotas Amazônicas Integradas (RAI) será coordenada pelo Amazonas. O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, foi eleito, por unanimidade, nesta terça-feira (14).
A RAI tem como finalidade a colaboração entre os estados da região Norte nas ações que fortalecem o turismo em toda a Amazônia Brasileira.
Participam da RAI os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Terceiro a ocupar a função, Gustavo Sampaio agradeceu a confiança do governador Wilson Lima, que o nomeou como presidente da Amazonastur, possibilitando a ascensão ao cargo na RAI.
O estado de Roraima foi o último a liderar a iniciativa. O diretor do Departamento de Turismo do Governo de Roraima, e antecessor ao cargo de coordenador-geral na RAI, Bruno Brito, avalia o papel da instituição no fortalecimento dos produtos turísticos da Amazônia, entre eles o ecoturismo, etnoturismo e pesca esportiva.
“E passando este bastão para a Amazonastur, nós temos a certeza que o nosso trabalho vai crescer ainda mais. O papel da Amazonastur e do Governo do Estado do Amazonas na promoção turística da região Norte é algo superlativo, que é elogiado por diversos estados do país, nós temos uma visibilidade internacional com o Amazonas e toda a Amazônia vai ganhar com a coordenação-geral agora ficando com a Amazonastur”, acrescentou Brito.
A união dos estados em prol do turismo, por meio da RAI, acontece desde 2021, quando o Acre assumiu a coordenação da iniciativa. Juntos os estados pleiteiam recursos e programas de governo na esfera federal.