Portal Você Online

AM: Escola ribeirinha desaba após queda de barranco em Iranduba

A Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, na Comunidade Furo Paracuuba, em Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus), desabou na noite de quarta-feira (4).

O prédio ruiu com um deslizamento de barranco. Devido à seca dos rios, o solo no barranco rachou e causou o desabamento do colégio.

A Defesa Civil do município informou que está retirando moradores do local e transferindo para a Comunidade Vila Nova. As famílias desabrigadas receberão o auxílio aluguel social.

Ainda na quarta-feira, de acordo com informações divulgadas pelos moradores na internet, os comunitários retiravam os pertences da escola e das casas que ocupavam na área. É que rachaduras expostas representam risco de desabamento.

Vídeos divulgados nas redes sociais registraram o momento em que o colégio foi arrastado junto com o barranco, após uma parte da terra ceder.

Nas redes sociais da prefeitura, o prefeito José Augusto Ferraz de Lima informou que a escola ribeirinha foi isolada há um mês pela Defesa Civil. As aulas foram suspensas.

Após o ocorrido, a área foi isolada. Ninguém ficou ferido.

Apesar disso, muito moradores decidiram permanecer no local e assinaram um termo de responsabilidade.

“Algum tempo já estamos tratando essa situação e conseguimos fazer a preparação para retirada dos alunos e professores da escola há um mês. Também acionamos a Defesa Civil, que fez todo o seu trabalho de isolamento e infelizmente, ontem ocorreu essa situação”, disse o secretário de educação.

Terras caídas

Os deslizamentos de terra são comuns na Região Norte e têm o nome de “terras caídas”. O fenômeno é provocado pela ação da água nas margens dos rios, levando à erosão do solo.

No sábado, um deslizamento em Beruri, interior do Amazonas, fez uma vila inteira sumir. Duas pessoas morreram e outras três seguem desaparecidas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *