
O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, inaugurou, nesta segunda-feira (15), o novo Centro de Saúde Mental do Amazonas, no Planalto, zona centro-oeste de Manaus.
A unidade abre as portas com um novo conceito de atendimento integral à saúde.
O Centro de Saúde Mental do Amazonas é um serviço que irá atender, com qualidade, segurança ao paciente, e dentro das melhores práticas, as urgências e emergências psiquiátricas, 24h por dia, todos os dias da semana, e contando com leitos para observação.
“Essa é uma estrutura que está dividida em duas fases, construímos essa primeira fase, a segunda fase já está em licitação também; nós vamos construir um outro prédio atrás, que também vai fazer parte desse complexo”, ressaltou Samad.
O secretário explicou que o Centro não atenderá somente casos relacionados à saúde mental, mas todas as urgências e emergências ocorridas com pacientes de saúde mental.
A unidade oferece atendimento especializado e humanizado com profissionais capacitados para atender à demanda.
Estrutura
No Centro de Saúde Mental haverá até 12 leitos de observação, além de atendimentos clínico; psiquiátrico; de serviço social e de psicologia; e atendimento de urgência e emergência.
A secretária adjunta de Urgência e Emergência, Neylane Macedo, contou que o novo centro receberá os pacientes, para atendimento especializado de urgência e emergência psiquiátrica, dentro da política de humanização e dentro das políticas de saúde e rede de atenção no estado.
A unidade atenderá à demanda do estado, com atendimento humanizado, qualificado, e com equipamentos que irão garantir um cuidado à saúde de forma integral.
Tratamento
A unidade também terá o papel de organizar a continuidade do cuidado na rede de saúde mental, indicando o melhor serviço de saúde mental após o atendimento emergencial do paciente, podendo ser:
- um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);
- ambulatório especializado; internação breve;
- Centro de Reabilitação em Dependência Química;
- ou até mesmo na atenção básica.