Portal Você Online

AM ganha comitê científico independente para enfrentar pandemia

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta terça-feira (02), a formalização do Comitê de Assessoramento Científico Externo, formado por pesquisadores de instituições locais, de outros estados e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) – para realizar estudos sobre a transmissibilidade e letalidade da variante P1, predominante entre as cepas do novo coronavírus circulantes no Amazonas, e os impactos da vacinação contra a Covid-19.

Os resultados obtidos pelo novo comitê vão orientar a tomada de decisões do Governo no Amazonas. “ Ainda há muitas incertezas sobre o comportamento do vírus, e todos esses estudos que estão em andamento serão importantes para nos balizar na tomada de decisões com relação à pandemia”, declarou Wilson Lima.

Os trabalhos do comitê já começaram e 12 estudos estão em andamento. O diretor-presidente em exercício da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes da Costa, ressaltou a importância de haver uma avaliação independente que ajude o Estado a tomar decisões.

“A partir desse Comitê, a gente tem buscado, por meio de pesquisas aplicadas, responder à necessidade da vigilância. E, em se tratando de pesquisadores da expressão nacional, vão contribuir muito com a condução das ações de vigilância, prevenção e controle aqui no Amazonas”, avaliou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *