Portal Você Online

AM garante transporte para produtores afetados pela queda das pontes

Para apoiar produtores rurais afetados pelo desabamento das pontes nos quilômetros 23 e 25 da rodovia federal BR-319, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), providenciou a locação de uma balsa para garantir, de forma gratuita, o escoamento da produção rural, insumos agropecuários, além de itens e equipamentos relacionados aos serviços de saúde e infraestrutura.

Segundo o secretário de Produção Rural do Estado, Petrucio Magalhães, o transporte iniciou há pelo menos 10 dias e já transportou cerca de 400 toneladas de insumos e produção agrícola, em atendimento aos produtores dos municípios de Careiro da Várzea, Manaquiri e Autazes.

A balsa, que transporta em média 10 caminhões oriundos de produtores rurais locais, foi contratada pelo Governo do Estado, por meio da Sepror, no valor de R$ 300 mil.

Magalhães também afirmou que o serviço deve continuar enquanto não for restabelecido o transporte de cargas nos locais afetados pela queda das pontes.

“É uma balsa com capacidade para 50 toneladas. E a terceira viagem que ela faz à boca da estrada do município de Autazes. Todos esses produtos que estão indo para os três municípios vão atender aos produtores rurais, que estão ilhados com dificuldade de escoamento da sua produção”, detalhou o secretário.

A ação é em atendimento ao Decreto nº 46.444, de 10 de outubro de 2022, que declara situação de emergência no Estado do Amazonas, nas áreas dos municípios de Careiro, Careiro da Várzea e Manaquiri, afetados pelo desabamento das pontes na BR-319.

O empresário e produtor de laticínios Odemar Souza, que mora no município de Autazes, está utilizando o transporte ofertado pelo Governo do Estado para realizar o transporte de mercadorias para embalar sua produção. Ele comentou sobre a importância da balsa gratuita para os pequenos e médios produtores rurais dos três municípios afetados.

Agricultura familiar

Outra ação que faz parte do pacote de medidas emergenciais é o investimento no valor de R$ 1,5 milhão, através da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), para a compra de produtos da agricultura familiar das três cidades mais prejudicadas pelo acidente. Além disso, quatro caminhões da ADS estão ajudando os produtores rurais no escoamento da produção.

Renegociação de dívidas

Com a prorrogação dos prazos para pagamento dos empréstimos dos produtores rurais junto à Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), os escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam) têm atendido produtores locais para renegociação de dívidas rurais, além do apoio na elaboração de projetos para acesso à microcrédito na Afeam.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *