Agora, qualquer pessoa pode acompanhar o cenário de HIV/Aids, sífilis e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) no Amazonas.
Os dados estão em painel epidemiológico lançado, nesta sexta-feira (1º), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, que está disponível em: https://www.fvs.am.gov.br/dadossaude
A iniciativa faz parte das estratégias do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s da FVS-RCP, que coordena as ações de prevenção ao HIV/Aids e IST’s desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que os painéis conferem transparência ao cenário das referidas síndrome, infecções e doenças no estado.
“A disponibilidade do cenário desses agravos de saúde para acesso na internet é uma das ações em que a Fundação demonstra o comprometimento com a transparência de dados, ferramenta importante para subsidiar ações de prevenção e enfrentamento às doenças e agravos”, disse a diretora Tatyana.
Os painéis foram lançados, nesta sexta-feira, durante o “1º Encontro Vhiva Mais – Unidos na Prevenção e na Esperança: Vencendo a Aids Juntos!”, realizado pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por Jair Pinheiro, Gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Fundação.
“Cumprimos nosso papel de dar transparência aos dados públicos, disponibilizar indicadores de saúde e deixar esses dados acessíveis, que serão atualizados semanalmente para que toda a sociedade, pesquisadores, sociedade civil e órgãos de imprensa possam, a qualquer momento, acessar essas informações e verificar de que maneiras outras ações, políticas, ações de saúde podem ser desenvolvidas”, disse Jair.
Painéis epidemiológicos
Os painéis epidemiológicos estão disponíveis no site da FVS-RCP e dispõem de quantitativo de casos, segmentados por modo de transmissão, por gênero, óbitos e taxa de mortalidade, distribuição espacial e taxa de incidência. Os painéis estão divididos sobre HIV/Aids (https://abre.ai/hu6O), sífilis (https://abre.ai/hu6T), e IST’s (https://abre.ai/hu6X).