Portal Você Online

AM tem 2.421 pessoas monitoradas por aplicativos de isolamento domiciliar

O aplicativo tem sido recebido de maneira muita positiva pelos passageiros, fortalecendo nossas ações de vigilância em saúde”, afirmou.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) monitora 2.421 pessoas que chegaram a Manaus pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e porto da capital. O dado corresponde ao quantitativo de monitoramentos de isolamento domiciliar, até a manhã desta terça-feira (07), realizado por meio do aplicativo SASi, de telefone celular. O uso da tecnologia visa conter o avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que transmite Covid-19. A abordagem de passageiros no aeroporto iniciou, pela FVS-AM, no dia 26 de março. Na quarta-feira (01), foi iniciada a ação no Porto de Manaus. A barreira sanitária no porto é realizada com base na Resolução nº 03/2020 do Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Cercon).

Ao baixar o app, as autoridades de saúde fazem o acompanhamento do estado de saúde dessas pessoas na quarentena de 14 dias, período de incubação do novo coronavírus, conforme determinado pelo Governo do Amazonas, no Decreto nº 42.117. A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, ressaltou a importância das pessoas baixarem e usarem o aplicativo para que seja aprimorada a vigilância epidemiológica de Covid-19 no Amazonas. “O aplicativo tem sido recebido de maneira muita positiva pelos passageiros, fortalecendo nossas ações de vigilância em saúde”, afirmou.

Porto – Em cumprimento ao decreto estadual nº 42.117, apenas passageiros autorizados pelas prefeituras dos municípios do Amazonas podem viajar por embarcações. Nessa segunda-feira (06), uma Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros da capital) chegou a Manaus para buscar a equipe médica do município com 15 profissionais de saúde. Em ação conjunta, as equipes da FVS-AM, Arsepam, Anvisa e SNPH realizaram a vistoria na embarcação da UBSF que incluiu avaliação da estrutura física do barco, espaçamento físico disponível para a tripulação e passageiros, higienização da área interna da UBSF, existência de material adequado para prevenção de Covid-19, como máscaras e álcool em gel. A embarcação cumpria todas as exigências.

Abrigos – Entre as ações da FVS-AM na contenção do avanço da Covid-19 no Amazonas está a orientação sobre procedimentos de prevenção de contágio e proteção à vida na Casa do Migrante Jacamim e no Abrigo do Coroado, abrigos administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). As orientações visam tornar o ambiente agradável nesta fase de isolamento que obriga as pessoas a permanecerem em casa. Foram realizadas, nessa primeira semana do mês de abril, rodas de conversa nos abrigos com direcionamentos e esclarecimentos de dúvidas sobre a higiene pessoal e regras de etiqueta nos espaços coletivos com o objetivo de evitar a transmissão de Covid-19. As orientações repassadas estão em conformidade com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate a Covid-19.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *