
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, no Amazonas, 18.788 contratações foram realizadas em fevereiro de 2022.
O total de admissões teve um aumento de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 10.402 contratações.
Na avaliação do economista Felipe Souza, o resultado mostra um momento de retomada da economia, e não só no Amazonas, mas em todo o país. Segundo ele, as expectativas são boas para os próximos meses.
“Isso mostra em definitivo que a economia realmente está voltando a crescer, está no rumo do crescimento. É o melhor sinal que a economia está se recuperando e está no rumo certo do crescimento. O salário médio de admissão precisa subir um pouco, mas temos que entender que quando tem muita demissão, o salário baixa e com o tempo ele volta a subir. Os números são animadores e repercutem bem no mercado. Podemos ter quedas ao longo do ano, mas acredito que ainda assim com saldo positivo”, explicou.
Apesar disso, as demissões também tiveram um aumento significativo. Em fevereiro de 2021, 11.027 pessoas foram desligadas do mercado de trabalho no Amazonas. Este ano, 15.581 demissões foram feitas. O aumento é de 41%, ou seja, o número de admissões ainda é maior. O importante é manter a expectativa de melhoria dentro do mercado de trabalho.