Portal Você Online

AM tem maior número de inscritos no vestibular para indígenas da UnB

A prova é realizada neste sábado (20), no horário local. As regiões de aplicação são: Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Canarãna (MT), Pesqueira (PE), Município de Porto Real do Colégio (AL) e Brasília (DF).

A Universidade de Brasília (UnB) aplica, neste sábado (20), o Vestibular Indígena 2022 para 404 candidatos. A prova tem duração de 5 horas e começa às 13h, considerando sempre o horário local. As regiões de aplicação são: Manaus (AM), Tabatinga (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarãna (MT), Pesqueira (PE), Município de Porto Real do Colégio (AL) e Brasília (DF).

Os indígenas irão disputar 81 vagas ofertadas pela UnB para ingressarem nos cursos de graduação ainda no segundo semestre deste ano.

172 candidatos são de Tabatinga – quase metade do total de inscritos na seleção. Outros 40 são de São Gabriel da Cachoeira, 36 de Pesqueira, 32 de Manaus e 21 de Canarãna. Ainda há 40 inscritos em Município de Porto Real do Colégio e 63 em Brasília.

O processo seletivo para a população indígena é adaptado. Tem uma prova com questões de múltipla escolha, redação em língua portuguesa, entrevista pessoal e avaliação de documentos.

Os candidatos vão responder 100 perguntas de português, matemática, biologia, física, química, geografia e história. A fase de entrevista pessoal acontecerá de 21 a 24 de agosto (veja o cronograma completo abaixo).

“O vestibular específico indígena, que é um acordo com a Funai, é aplicado nas comunidades ou em cidades mais próximas a uma quantidade grande de comunidades. Então a universidade se desloca pra fazer a prova lá”, explicou Claudia Renault, coordenadora do Centro Multicultural da UnB.

Presença indígena

A presença de alunos indígenas na UnB teve início em 2004. Dois anos depois, a instituição criou um vestibular próprio para a população. Atualmente, são mais de 180 graduandos indígenas de várias etnias circulando pelos corredores da universidade, que está entre as cinco melhores do país.

Cronograma Vestibular Indígena 2022

  • 20 de agosto: aplicação das provas presenciais, às 13h (horário local);
  • 21 a 24 de agosto: realização das entrevistas pessoais;
  • 23 de agosto: divulgação do padrão preliminar de resposta da prova de redação;
  • 23 a 25 de agosto: divulgação da consulta individual ao gabarito oficial preliminar da prova objetiva;
  • 9 de setembro: divulgação do resultado provisório na entrevista pessoal;
  • 14 de setembro: divulgação do resultado final na entrevista pessoal e de resultado provisório na prova de redação;
  • 29 de setembro: divulgação do resultado final do vestibular e convocação para o registro on-line em primeira chamada.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *