Presidiário está internado no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na Zona Leste de Manaus, com quadro de saúde estável

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que um interno do Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1) foi testado positivo para o novo coronavírus nesta quarta-feira (22). Esse é o primeiro caso de Covid-19 registrado no sistema prisional do Amazonas. Conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira, pela FVS-AM, o estado tem 2.479 casos confirmados da doença, com 207 mortes.
De acordo com a Seap, o presidiário está internado no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, Zona Leste de Manaus, e seu quadro de saúde é considerado estável. O preso diagnosticado com Covid-19 deu entrada no sistema prisional no dia 25 de março, em cumprimento a prisão temporária de 30 dias. Ele ficou em quarentena em uma cela da enfermaria, por conta da baixa imunidade e do risco de infecção de uma cirurgia de colostomia a que havia sido submetido no mês de janeiro, quando ainda estava em liberdade.
No dia 2 de abril, após passar mal, ele foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. De acordo com a Seap, na ocasião, foi realizado o teste para o novo coronavírus, e o resultado foi negativo. Ao retornar para a unidade prisional, o interno permaneceu isolado na enfermaria, ou seja, sem contato com os demais detentos. Devido ao estado debilitado, o interno foi levado para uma nova consulta no último dia 16 de abril, no Platão Araújo, onde ficou internado. No início desta tarde, o exame apontou resultado positivo para a Covid-19.
A Seap informou, por meio de nota, que não há outros detentos infectados ou com sintomas da doença nas unidades prisionais. A secretaria informou que a quarentena é destinada a todos os detentos que entram no sistema prisional desde o início da pandemia. Só no último mês, 440 internos deram entrada no sistema que tem um total de 5.742 internos.


