SES-AM mantém funcionamento de unidades de urgência e emergência.

As repartições públicas estaduais terão horário de expediente reduzido nesta sexta-feira (30).
Decreto do Governo do Estado suspende as atividades a partir do meio-dia, nas repartições públicas, autarquias e fundações estaduais, com exceção para os procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde (Sisreg).
A decisão leva em conta os dias de feriados de 31 de dezembro e 1º de janeiro, o Dia da Confraternização Universal.
O decreto também determina que a Secretaria de Estado de Educação e Desporto promova a compensação das horas normais de ensino, se houver necessidade.
As 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado de Ano Novo.
A Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) ficará responsável pela organização e banco de horas relativo aos expedientes suspensos, com vistas e possíveis compensações futuras pelos servidores do Poder Executivo.
Abertos
Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova -, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal.
O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.
No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente, em regime de plantão 24 horas.
Atendimento ambulatorial
As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas retornam às atividades no dia 2 de janeiro.
As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.
Hospitais das fundações de saúde
Durante o ponto facultativo e feriado, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas, com retorno dos atendimentos ambulatoriais e laboratoriais no dia 2 de janeiro.
Hemocentro
No sábado (31) e domingo (1º) não haverá atendimento ambulatorial e laboratorial. Os serviços de urgência e internação para os pacientes do Hemoam funcionarão normalmente.
No sábado (31), a coleta de sangue funcionará das 7h às 12h e domingo (1º) o setor da doação estará fechado.