Portal Você Online

AM cria força-tarefa para acelerar vacinação em 41 municípios abaixo de 50% da 1ª dose

Equipes da SES-AM e FVS-AM serão deslocadas para municípios com baixo índice de imunização

O Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou uma força-tarefa para intensificar a vacinação em municípios do interior.

Com 98% das doses distribuídas, o Estado vai coordenar ações como qualificação de pessoal e reorganização do sistema de informações sobre a imunização.

Segundo dados da Fundação, pelo menos 41 municípios do Amazonas estão com vacinação abaixo de 50% ainda na primeira dose. Entre as principais dificuldades enfrentadas estão a demora no registro de doses aplicadas no sistema e a logística de imunização por conta da enchente dos rios.

“Quando começamos a observar que muitos municípios não estavam conseguindo alcançar suas metas vacinais, começamos a destacar equipes da Secretaria Estadual de Saúde e FVS-AM, que vão identificar quais as dificuldades e trabalhar em capacitações”, afirmou a diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim.

Além disso, a força-tarefa será deslocada para qualificar equipes de saúde e melhorar o sistema de registro da imunização por conta da dificuldade de acesso à internet em algumas localidades, além de trabalhar na intensificação de campanhas de incentivo à vacina e de informação sobre quais são grupos prioritários.

Parceria com prefeituras – Durante live, nesta sexta-feira (28), o governador Wilson Lima pediu apoio das prefeituras para que haja celeridade da vacinação no interior do estado.

“Quero fazer aqui um apelo aos prefeitos e um alerta sobre a necessidade de agilizar esse processo de vacinação. De todas as vacinas que o estado recebeu, 98% já foram repassados para os municípios do estado. Tem município que está com 30% de vacinação, enquanto já poderia ter avançado, porque há doses disponíveis para que efetivamente isso aconteça”, disse o governador.



Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *