Vacinas chegaram ao Brasil na semana passada. Na sexta-feira (4), a Fundação Oswaldo Cruz forneceu à pasta federal 3,3 milhões de doses.
O Ministério da Saúde começa, nesta segunda-feira (7), a distribuir 2,3 milhões de doses da vacina Pfizer aos estados e ao Distrito Federal. Os imunizantes chegaram ao Brasil na semana passada, em três voos que pousaram em Campinas (SP).
Segundo a pasta federal, o Amazonas deve receber ainda hoje (previsão) 35.100 doses do imunizante da Pizer. Também recebem lotes hoje os governos do São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, e Distrito Federal. As demais unidades federativas devem receber as doses até quarta-feira (9).
Dozes da Pizer por estados:
Os fármacos fazem parte do quantitativo de 12 milhões de imunizantes da Pfizer previstos para o mês de junho. De acordo com a 23ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, as demais remessas têm chegada prevista para os próximos dias 13, 20 e 27, em voos com 2,4 milhões de unidades cada.
Conforme anunciou o órgão federal, as doses são destinadas para a continuidade da imunização de “pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores do ensino básico”.
“Além disso, podem ser imunizados profissionais do transporte aéreo e agentes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas”, informou o ministério.
Distribuição
De acordo com o Ministério da Saúde, os estados da região Norte devem receber 174,3 mil doses da Pfizer até quarta-feira. No Nordeste, a previsão é que 601,3 mil unidades sejam entregues.
No que se refere aos estados do Sudeste, a pasta deve enviar 1 milhão de vacinas. O Sul ficará com 374,4 mil unidades, e o Centro-Oeste, com 176,6 mil.
Contratos
O Ministério da Saúde tem dois contratos vigentes com a Pfizer. O primeiro deles é de 100 milhões de doses – desse quantitativo, 1 milhão de unidades foram entregues em abril e 2,5 milhões foram fornecidas em maio. Para junho, a expectativa é receber mais 12 milhões de doses. O restante dos imunizantes deve chegar no segundo semestre.
Fiocruz
Na última sexta-feira (4), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) forneceu 3,3 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca ao Ministério da Saúde. Com a entrega, o laboratório chegou à marca de 50,9 milhões de vacinas destinadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI).
“Ainda nesta semana, o Ministério da Saúde prevê o envio aos estados de mais uma remessa da vacina Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. As unidades são produzidas pela Fiocruz no Brasil, com matéria-prima importada”, informou o órgão federal. Para o mês de junho, estão previstas 18 milhões de unidades a serem entregues.