Portal Você Online

AM:50% dos agendados para tirar RG não comparecem para atendimento

O agendamento para emissão da CIN é totalmente gratuito.

Diariamente a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) disponibiliza à população mais de 900 vagas para agendamento da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Mas, de acordo com o Instituto de Identificação Anderson Conceição Melo (IIACM), cerca de 50% dos agendados não comparecem ao local escolhido para dar seguimento à solicitação do documento.

O diretor do IICAM, perito Mahatma Porto, alerta que as faltas têm prejudicado o cidadão que busca pelo serviço. 

Mahatma Porto explicou que devido ao aumento do número de faltosos e para melhor atender a população, é preciso que as pessoas se conscientizem sobre a importância de comparecer para o atendimento marcado.

Mahatma explicou que todos os procedimentos, incluindo os agendamentos, são disponibilizados de forma gratuita à população. Neste caso, a SSP-AM orienta ao cidadão que caso seja solicitado algum pagamento, denuncie à polícia, que dará seguimento à investigação.

“Alertamos a população que o agendamento para e emissão da nova CIN é totalmente gratuito, feito somente pelo site da SSP, e não há cobrança de nenhuma taxa, assim como também, é imprescindível que o cidadão olhe o que é solicitado no site para poder emitir o novo documento”, explicou Mahatma.

Orientações

A SSP-AM orienta que antes mesmo de o cidadão solicitar o agendamento, que verifique junto à Receita Federal a situação e em caso de pendências faça a devida regularização do documento.

No dia do atendimento comparecer ao local no horário marcado, tendo em mãos os seguintes documentos: Qualquer documento original contendo CPF ou espelho da Receita Federal; Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, caso o estado civil seja casado (a) ou divorciado(a), contendo averbação de divórcio (original ou cópia autenticada) e Comprovante de Residência original.

Com a Nova CIN não é mais necessário que o cidadão leve fotos 3×4. As fotografias são retiradas no ato do atendimento. Mas a SSP-AM orienta que o cidadão não vá de camisa branca para não coincidir com o fundo da fotografia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *