
Transição digital verde, conectividade e o uso da Inteligência Artificial na prevenção de mudanças climáticas e no monitoramento ambiental estão no centro das discussões do AMAZON ON 2025, evento que reúne especialistas do Brasil e de outros países para discutir como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Com recorde de público – mais de 700 inscritos -, o encontro teve início nesta quarta-feira (20/08), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-oeste de Manaus, com a presença do governador Wilson Lima, entre outras autoridades.
Mais de 40 pesquisadores, dirigentes de órgãos governamentais e lideranças empresariais participam da iniciativa, que acontecerá até esta quinta-feira (21/08), ampliando espaços de interação e oportunidades para empresas, investidores e pesquisadores conhecerem iniciativas, firmarem parcerias e fortalecerem redes de conhecimento.
O coordenador do AMAZON ON 2025, Moisés Moreira, reforçou que o encontro busca reunir pesquisadores, formuladores de políticas públicas, técnicos, a população local e empresas de tecnologia para discutir aplicações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. Ele discursou na abertura do evento, que também contou com a presença do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri, e do presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa.
“O objetivo é ser um fórum que reúne pesquisadores, formuladores de políticas públicas, técnicos e a população local. Enfim, todas as empresas que produzem tecnologia, para que sejam discutidas aplicações que promovam o desenvolvimento sustentável da região, que efetivamente a população local, que precisa sobreviver economicamente, tenha condições, tecnologia”, disse.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a importância do evento para a troca de experiências e a adaptação de tecnologias à realidade local. “Eventos como esse são cada vez mais importantes para que a gente possa fazer essa troca de experiências e entender o que o mundo está fazendo, quais são as ideias e as tecnologias que podem ser adaptadas à nossa realidade, tanto na questão da sustentabilidade quanto da conectividade”, afirmou.
Wilson Lima disse que o estado enfrenta grandes desafios logísticos e que a comunicação pode ajudar a encurtar distâncias. “A expectativa é que essas discussões possam ser transformadas em ações, em produtos, em soluções para os problemas que nós enfrentamos no dia a dia, seja na fiscalização ambiental, na identificação de queimada, na medição da qualidade do ar, ou no nosso ensino tecnológico mediado, seja na área da saúde com a inteligência artificial embarcada.”
Entre os participantes há representantes da ONU, Banco Mundial, BID, Aneel, INPE, embaixadas, universidades e órgãos de pesquisa brasileiros, compondo um grupo de mais de 40 especialistas.
Para empresas e investidores, o AMAZON ON 2025 é uma oportunidade de conhecer iniciativas já em prática na Amazônia, firmar parcerias e explorar novos modelos econômicos alinhados à preservação socioambiental. Pesquisadores e especialistas poderão trocar experiências e fortalecer redes de conhecimento que integram ciência, tecnologia e causas socioambientais.
O AMAZON ON 2025 é idealizado pela MMoreira Consult e conta com o apoio de instituições como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rede Amazônica, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Governo do Estado do Amazonas, World bank Group e Banco interamericano de Desenvolvimento (BID). E tem o patrocínio de Prates Navegação e Logística, Manaós Telecom, MDC Conteiners Inteligentes, Ozônio, HMN Tech, Brisanet, Ecoa e Click Ip.