
O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), articulou, nesta quarta-feira (22), investimentos para o Festival Folclórico de Parintins junto ao Ministério do Turismo (MTur) e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, ressaltou a grandiosidade do evento que acontece em cerca de 100 dias.
“Por determinação do governador Wilson Lima, a gente vem trabalhando forte nas articulações para fazer deste festival um grande festival, igual ou maior do que em 2022”, afirmou Sampaio.
Segundo o presidente, a Amazonastur tem atuado para que o Festival de Parintins seja cada vez mais reconhecido nacional e internacionalmente, atraindo turistas do mundo inteiro.
Projetos
Dentre outros assuntos, foram tratados, ainda, a sinalização turística, projeto de infraestrutura, conectividade aérea e, principalmente, temas voltados para a sustentabilidade no Amazonas, que é um dos pilares da gestão estadual.
A ministra Daniela Carneiro, junto com a sua equipe técnica, pontuou que as demandas pautadas durante a reunião já estão sendo tratadas para que haja resolutividade e, assim, fomentar o crescimento do turismo no Amazonas.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “o turismo é uma solução para o Brasil” como uma forma de gerar emprego, renda e ainda manter a floresta em pé.
Festival Folclórico
Marcado para ocorrer de 30 de junho a 02 de julho, o Festival Folclórico de Parintins movimenta o turismo no Amazonas. No ano passado, a festa atraiu cerca de 112 mil pessoas para a Ilha Tupinambarana.
A festa popular, que é patrimônio cultural do Brasil, atrai o mundo inteiro para contemplar a disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.