Portal Você Online

Saúde: 17 unidades estaduais são reformadas em Manaus

O Governo do Amazonas está avançando com o ‘Revitaliza+ Saúde’, que levará obras de reparos e melhorias estruturais para 37 unidades de saúde de Manaus.

Os investimentos seguem determinação do governador Wilson Lima. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa possui investimento de R$ 29,5 milhões e já conta com 17 ordens de serviços assinadas, além de sete obras em andamento entre UPAs, SPAs, maternidades, policlínicas e prontos-socorros.

“Nós estamos revitalizando as unidades de saúde da capital. Algumas estavam há cerca de 30 anos sem passar por reforma. Nós estamos olhando para a frente, equiparando a segurança das instituições, transformando em ambientes mais salubres e condizentes com a capacidade técnica das equipes”, explicou o secretário de saúde, Anoar Samad.

Entre as ordens de serviço, 11 são direcionadas para unidades prioritárias. São elas:

SPAs

  • Alvorada,
  • José Lins
  • Eliameme Mady;

Hospitais

  • Prontos-socorros 28 de Agosto
  • Platão Araújo;

policlínicas

  • Cardoso Fontes,
  • Zeno Lanzini
  • Antônio Aleixo;

maternidades

Azilda Marreiro

Alvorada

UPA

  • José Rodrigues

O programa alcança, sobretudo, espaços que estavam há anos sem receber nenhum tipo de reparo. Esse é o caso da Policlínica Cardoso Fontes, referência nacional no tratamento de tuberculose. “Vai ajudar muito, há quase 20 anos não víamos uma reforma.

O estado do Amazonas é o primeiro do Brasil em incidência de tuberculose, então é urgente que a gente possa se equipar e oferecer o melhor para os nossos pacientes”, explicou a doutora Joyce Matsuda.

O espaço realiza cerca de 1,8 mil atendimentos por mês. Com a reforma, serão ativados três consultórios, um laboratório e uma sala de raio-x, o que proporcionará maior capacidade de consultas e exames.

O andamento das obras não prejudica o atendimento à população, uma vez que o trabalho é executado em áreas que estavam desativadas por questões estruturais, explicou Viviane Silva, 27, engenheira e coordenadora de manutenção do Infrasaúde, departamento da SES-AM.

Os serviços executados incluem reparos no sistema elétrico, de forros e telhados, pintura geral, instalações hidrossanitárias e de sistema de tratamento de efluentes, conforme a necessidade do prédio.

Pacote de obras

Lançado pelo governador Wilson Lima, o ‘Revitaliza Saúde’ integra um pacote maior de obras do programa ‘Saúde Amazonas’ que contempla tanto as unidades da capital quanto do interior, com serviços de reforma, ampliação e construção de hospitais.

Entre as obras do interior está o novo Hospital Regional de Manacapuru, a reforma no hospital de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, além da ampliação dos hospitais de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

De forma inédita, o Governo do Estado também implantou 21 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos municípios de Parintins e Tefé.

Outras cidades polos como Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Humaitá, Lábrea e Eirunepé também devem receber a estrutura de alta complexidade, que servirá de apoio para a população do entorno de cada região.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *