Portal Você Online

Amazonas capta R$ 4,2 bilhões em investimentos no 1º semestre e cria 3.396 empregos

De janeiro a junho de 2025, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) aprovou 125 projetos industriais que somam R$ 4,27 bilhões em investimentos para o Amazonas.

O resultado representa um crescimento de 17,6% em comparação ao mesmo período de 2024.

Os projetos também garantiram a geração de 3.396 novos empregos, incremento de 20,9% em relação ao ano anterior.

Segundo o secretário da pasta, Serafim Corrêa, os resultados refletem o esforço da secretaria em ampliar a atração de investimentos e diversificar a matriz econômica, com incentivo a novos negócios e apoio a cadeias produtivas fora do Polo Industrial de Manaus.

Plano Estadual de Bioeconomia será apresentado na COP30

Uma das principais iniciativas lideradas pela Sedecti em 2025 é a construção do Plano Estadual de Bioeconomia, cuja proposta final será levada à Conferência do Clima da ONU (COP30), em novembro.

O plano está na fase final dos “Diálogos da Bioeconomia”, que reuniram 2.243 participantes de 57 municípios em debates sobre inovação, desenvolvimento regional e sociobiodiversidade.

O documento entrará em consulta pública no segundo semestre, antes da apresentação oficial.

Parcerias e atração de investidores

Com apoio do governador Wilson Lima, a Sedecti intensificou as articulações para atrair investidores nacionais e internacionais. Entre os destaques do semestre estão o evento “Raízes do Investimento” e a visita do Consulado dos Estados Unidos, que ampliaram o diálogo sobre negócios na Zona Franca de Manaus.

A secretaria também segue apoiando projetos locais estratégicos, como o Geoparque dos Purussaurus, na região de Boca do Acre e Pauini, para fomentar o turismo sustentável, e os Arranjos Produtivos Locais (APLs), que fortalecem cadeias como o açaí, castanha e borracha em municípios do interior.

Incentivo à economia regional e dados públicos

Outro destaque é o Programa Preferência Regional, que amplia o acesso de produtos locais ao mercado, priorizando fornecedores do Amazonas em compras públicas. A medida beneficia pequenos produtores e dinamiza a economia das comunidades locais.

A Sedecti também avançou na política de dados abertos. Foram atualizadas plataformas como o Anuário Estatístico, o PIB Estimado do Amazonas e o Painel de Dados Econômicos, reforçando a transparência sobre a atividade econômica do estado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *