
Neste mês de julho, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) chegou a um total de 15 mil unidades consumidoras (UC´s) contratadas.
Essa marca histórica reflete o resultado dos investimentos do Governo do Estado, por meio da concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural, na expansão da rede de fornecimento do combustível.
A Cigás fornece gás natural para usuários dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.
Entre as 15 mil unidades consumidoras contratadas estão usinas termelétricas da capital e dos municípios de Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga e Coari; indústrias que usufruem de incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM); estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, entre os quais os principais shoppings da cidade, supermercados, lavanderias, restaurantes, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz; postos de abastecimento de gás natural veicular (GNV); além de usuários residenciais localizados em várias zonas da cidade.

Para o avanço dos beneficiados, a Companhia realiza um intenso trabalho de prospecção de unidades consumidoras, apresentando as diversas vantagens do uso do gás natural, que inclui desde a economicidade, o ganho ambiental até a diversidade de utilização e fornecimento contínuo.
Em seguida, a Cigás realiza estudos técnicos e econômicos, considerando as necessidades de cada demandante. “Com isso, para além do fornecimento de gás natural, entregamos soluções energéticas”, afirma o diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior.
Investimentos e expansão
De acordo com o Plano de Negócios da Cigás, de 2023 a 2027, o montante a ser aplicado na expansão do sistema de distribuição de gás natural é de R$ 282 milhões.
Hoje, o sistema de distribuição de gás natural possui 253 quilômetros de extensão. Com os investimentos, a projeção é praticamente duplicar a extensão da rede de gás natural e chegar a 427 quilômetros, bem como superar a expressiva marca de 28 mil usuários de gás natural até 2027.
O sistema de gasodutos, atualmente, já possibilita o fornecimento de gás natural para usuários localizados em 26 bairros de Manaus:
- Colônia Terra Nova,
- Lago Azul,
- Novo Israel,
- Santa Etelvina,
- Armando Mendes,
- Colônia Antônio Aleixo,
- Gilberto Mestrinho,
- Alvorada,
- Dom Pedro,
- Compensa,
- Ponta Negra,
- São Jorge,
- Tarumã,
- Aleixo,
- Adrianópolis,
- Chapada,
- Flores,
- Nossa Senhora das Graças,
- Parque 10 de Novembro,
- São Geraldo,
- Centro,
- Distrito Industrial,
- Japiim,
- Praça 14 de Janeiro,
- Presidente Vargas e Vila Buriti