Em Manaus a imunização começa nesta quinta-feira – serão ofertadas 171 salas de vacina para a aplicação do imunizante, conforme a Semsa.
A campanha de vacinação contra dengue já teve início no Amazonas. O município de Careiro da Várzea e Autazes foram os primeiros a iniciarem a imunização. Já a capital amazonense, começa a imunizar crianças de 10 e 11 anos nesta quinta-feira (22)
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão ofertadas 171 salas para a aplicação do imunizante.Além das unidades de saúde, também participam da vacinação nove estabelecimentos de saúde que atendem em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Veja aqui a lista completa.
Unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), da secretaria, e escolas situadas próximas de unidades da rede básica ainda serão incluídas na estratégia de imunização, segundo a Semsa.
Outras cidades já disponibilizaram o calendário de imunização
- Manaus – quinta-feira, 22 de fevereiro
- Rio Preto da Eva – quinta-feira, 22 de fevereiro
- Careiro – sexta-feira, 23 de fevereiro
Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Nova Olinda do Norte preveem início da vacinação na próxima segunda-feira (26).
Já as cidades de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira ainda não tem data definida para o começo da imunização. Ambos estão com as doses sendo transportadas para os respectivos municípios.
Doses da Qdenga
De acordo com a prefeitura, Manaus recebeu do Ministério da Saúde pouco mais de 65 mil doses da vacina Qdenga. A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que nesta fase inicial, a vacinação é voltada a crianças de 10 e 11 anos, com população estimada em 65.037 pessoas na capital.
“A meta da estratégia é imunizar 90% da população de 10 a 14 anos no município. À medida que formos recebendo novos lotes, vamos avançar dentro da faixa etária prevista no PNI, alcançando também os adolescentes”, disse a gerente.
Para a imunização completa, a Qdenga prevê duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre cada aplicação.
No caso de infecção recente por dengue, é recomendado que a pessoa aguarde seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, deve-se assegurar que a segunda seja aplicada ao menos 30 dias após o início dos sintomas.
Esquema vacinal
Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Distribuição de vacinas
A partir dessa retirada, os municípios devem se organizar para começar a vacinação dos grupos prioritários.
Municípios do Amazonas liberados para receber vacina
No dia 25 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde anunciou que 12 municípios do Amazonas iriam receber vacinação contra a dengue. Veja a lista.
- Manaus;
- Iranduba;
- Presidente Figueiredo;
- Rio Preto da Eva;
- Barcelos;
- São Gabriel da Cachoeira;
- Careiro;
- Nova Olinda do Norte;
- Manaquiri;
- Santa Isabel do Rio Negro;
- Autazes;
- Careiro da Várzea.
Esses municípios integram a região de Manaus, entorno e Alto Rio Negro, área de saúde que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses.