
O governador do Amazonas, Wilson Lima, se mostrou favorável a realização de jogos da Copa América na Arena da Amazônia em junho. Ele afirmou que o estado passa por um período de estabilidade da pandemia e tem condições de cumprir todos os protocolos de segurança contra o coronavírus.
Segundo o governador amazonense, a Arena da Amazônia está em perfeitas condições de realizar as partidas entre as seleções, inclusive com o gramado, que foi palco no último domingo (30) do jogo em que o Manaus FC venceu o Santa Cruz por 2 a 0, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
O governador afirma ainda que pesa a favor do Amazonas a expertise da organização das Olimpíadas e da Copa do Mundo, além do fato das boas boas condições para os jogos das equipes sul-americanas vizinhas ao estado o que também facilita a logística das delegações.
Os jogos seriam sem torcida e com todos os envolvidos na competição devidamente vacinados, com toda a cobertura imunológica.
De acordo com a Conmebol, as datas de início e término do torneio estão confirmadas — 13 de junho e 10 de julho.
Saiba mais
Como não poderia deixar de ser, a competição em território brasileiro virou uma disputa política. Situação e oposição levaram o evento para o campo político de Brasília, que pode ser uma das sedes do torneio.
Governadores do Nordeste, que fazem parte do bloco de oposição ao governo federal, já posicionaram contra. Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Pernambuco, foram alguns que se pronunciaram sem condições de realizar o torneio.
O Partido dos Trabalhadores (PT) prometeu ir a Justiça para o que considerou um crime, pelo momento que o país vive. Já o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que irá protocolar requerimento de convocação do presidene da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para explicações.
Já o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse que não vê problemas na realização do torneio, desde que sejam cumpridas todas as regras de proteção.
Para finalizar, o governo federal se manifestou por meio do ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. Ele afirmou que ainda não há confirmação se a Copa América irá, de fato, ocorrer no Brasil.
Mas também disse que o país assistiu a final dos campeonatos regionais recentemente e realiza o Brasileirão com jogos da Série A e B normalmente em vários estados brasileiros com todas as normas