
Com apenas três anos de fundação, o Amazonas conquista pela primeira o título do Campeonato Amazonense. Depois de um empate sem gols no jogo de ida, a Onça-Pintada venceu o Manauara na manhã deste domingo (23) por 1 a 0, no estádio Carlos Zamith, em Manaus, e ergueu a taça. O autor do gol foi o atacante Luan Santos no segundo tempo.
A igualdade no placar favorecia o Amazonas, que disputou a final com a vantagem de dois resultados iguais contra o Robô da Amazônia. Na primeira partida houve empate em 0 a 0.
O jogo teve arbitragem de Edna Alves Batista (Fifa-SP) e foi com portões abertos. Mandante da partida, o Amazonas liberou a entrada após adiamento do confronto de sábado (22) para o domingo devido a chuvas intensas que alagou o gramado.
Com retrospecto de campeão, o Amazonas teve a melhor defesa do Barezão, com apenas 4 gols sofridos. O time está invicto há 13 jogos. A única derrota foi na estreia do Barezão, exatamente para o Manauara. E não sofreu gol há 5 partidas. O ataque marcou 23 gols e tem no meia Rafael Tavares, com 8, e no atacante Luan Santos, com 6, as melhores pontarias.
Tanto o Amazonas, campeão, quanto o Manauara, vice, estão com calendário cheio para a temporada 2024. As duas equipes serão representantes do estado na Copa do Brasil, que tem R$ 750 mil só de participação, e na Copa Verde. O Amazonas já está na Série C (disputa este ano) e o Robô garantiu vaga na Série D.


