Portal Você Online

Amazonas é o terceiro estado com maior mortes de policiais por Covid

Segundo dados do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Amazonas registrou a morte de 50 policiais civis e militares pela doença em 2020. Além disso, 704 policiais foram afastados devido complicações do coronavírus

O Amazonas é o terceiro estado que mais teve perdas de profissionais da segurança pública para Covid-19 – 50 policiais militares e civis morreram por conta da doença – perdendo apenas para o Rio de Janeiro que registrou a morte de 65 policiais civis e militares.

Em terceiro lugar ficou o Pará com 53 policiais mortos pelo coronavírus. O número total de mortes de policiais pela doença no Brasil é 472. No mesmo período foram registrados 130.946 afastamentos de policiais por conta da doença em todo o país.

A fonte dos dados da morte de policiais civis e militares, segundo segundo o documento, é o Monitor da Violência, elaborado pelo G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Afastamento – No estado amazonense, outros 704 policiais militares e civis foram afastados do cargo, devido a complicações causadas pelo coronavírus. Os dados são referentes ao 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do ano passado e foram divulgados na última semana (quinta-feira (15)), no site oficial do estudo.

Com efetivo total de 10.747 policiais a baixa por afastamento provocada pela Covid, representou 6,55% dentro das corporações.

Durante o período de pandemia da Covid-19, as polícias Civil e Militar atuam em fiscalizações de cumprimento do isolamento social como medida essencial no combate à propagação do vírus, além dos serviços de segurança. Em todo o Amazonas, até esta quinta, mais de 12,4 mil pessoas morreram de Covid.

Os profissionais da saúde foram e ainda são essenciais no combate à pandemia do coronavírus. Da mesma forma, os profissionais da segurança pública também somam à linha de frente da maior crise sanitária que o mundo já viveu. Assim como o país teve grandes perdas na área da saúde, com as forças de segurança não foi diferente. 

Polícia Militar

O órgão da polícia que mais teve oficiais afastados foi a Polícia Militar. Na pandemia, foram 636 policiais afastados pela doença no Amazonas. Destes, 26 morreram em decorrência da Covid-19.

A Polícia Militar do Amazonas conta com 8.570 policiais. Os 636 oficiais que foram afastados devido a Covid-19 no estado representam uma porcentagem de 7,42% do efetivo da corporação.

Polícia Civil

Na Polícia Civil do Amazonas, a Covid-19 causou o afastamento de 68 policiais. Destes, 24 não resistiram e morreram vítimas da doença, segundo os dados do Monitor da Violência.

O levantamento aponta ainda que, de um efetivo total de 2.177 policiais civil em todo o estado, os afastamentos representam um percentual de 3,12% da capacidade de agentes da Polícia Civil.

Vacinação de policiais

O Amazonas começou a vacinar profissionais da área da segurança pública no dia 28 de março. As doses destinadas para a imunização dos agentes são de uma reserva técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *