Portal Você Online

Amazonas e Peru discutem integração comercial para Porto de Chancay

Os governos do Amazonas e do Peru se reuniram em Brasília para discutir a integração e as relações comerciais no futuro Porto de Chancay, que será inaugurado em novembro e tem importância estratégica como nova rota de acesso do Brasil ao Pacífico.

O Amazonas foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, enquanto o Governo do Peru foi representado pelo embaixador Rómulo Acurio.

Serafim Corrêa destacou que o porto pode trazer grandes benefícios para as exportações do Polo Industrial de Manaus (PIM), facilitando o comércio entre a América do Sul e a China.

“Nós queremos integrar a Zona Franca de Manaus neste projeto, como uma extensão da proposta inicial do Porto de Chancay”, afirmou.

O embaixador Acurio considerou a colaboração entre os dois países um avanço significativo para o desenvolvimento econômico de ambos, destacando o potencial comercial do Porto de Chancay e sua importância para a Zona Franca de Manaus e a região do Amazonas.

“Tivemos uma conversa muito produtiva acerca do potencial comercial fluvial do Peru, da costa do Pacífico, em particular o novo Porto de Chancay, e de Manaus, a Zona Franca e a região do Amazonas,” afirmou o embaixador.

Os próximos encontros sobre a integração ocorrerão em Manaus, onde autoridades peruanas e empresários locais discutirão o projeto em detalhes antes da inauguração do porto.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *