Portal Você Online

Amazonas e Região Norte com piores scores de crédito; como aumentar poder de compra

O Norte do Brasil registra a menor média de score de crédito do país, com 509 pontos, enquanto o Amazonas aparece como o estado com a pior pontuação com apenas 490, muito abaixo da média nacional de 548, segundo conforme revela o Mapa Score da Serasa de abril de 2025.

Esses números revelam um cenário de maior risco financeiro e dificuldades de acesso ao crédito para a população da região.

Enquanto a média nacional aponta para uma capacidade moderada de pagamento, o Norte sofre com desafios estruturais que dificultam a inclusão financeira.

O Amazonas, principal estado da região, lidera negativamente o ranking, refletindo problemas como menor renda média, alta inadimplência e restrições no crédito formal.

O Serasa Score varia de 0 a 1000, levando em conta histórico de pagamentos, dívidas pendentes e experiência no mercado financeiro.

Além do Amazonas, estados como Pará e Amapá também estão abaixo da média nacional, reforçando a fragilidade da região no acesso a crédito.

Por faixa etária, os jovens de 18 a 25 anos têm o score médio mais baixo, 505 pontos, enquanto os consumidores acima de 65 anos atingem 609 pontos, evidenciando maior estabilidade financeira com o passar do tempo.

Regiões Sul e Sudeste lideram as médias de score, com mais de 550 pontos, mostrando maior robustez econômica e melhor acesso a crédito.

Para especialistas, ampliar a educação financeira, regularizar o cadastro e manter as contas em dia são passos essenciais para melhorar o score e ampliar oportunidades financeiras na região Norte.

4 dicas para aumentar o score do Serasa

1) Pague suas dívidas

A principal forma de melhorar o seu score de crédito na Serasa é pagar suas contas em dia. Essa dica também vale para os “esquecidinhos” que volta e meia fazem algum pagamento com atraso. Além de pagar multa e juros, ainda pode interferir no seu score de crédito. Caso se identifique nesse grupo, cadastre suas contas no débito automático.

Vale lembrar que a Serasa agora faz atualização do score de forma automática e instantânea para o pagamento de dívidas através do PIX, o que evita que seu score fique muito tempo “desatualizado”.

2) Faça mais pagamentos utilizando o cartão de crédito

Essa dica é nova e nos surpreendeu! Conforme a Serasa, utilizar o cartão de crédito pode, sim, aumentar o seu score de crédito. Ou seja, além de acumular pontos, milhas ou cashback e aproveitar todos os benefícios do cartão, como acesso a salas VIP, você ainda contribui para o seu score!

Embora possa parecer contraditório, usar o cartão de crédito demonstra às instituições financeiras que você é capaz de gerenciar crédito de forma responsável, mantendo um bom histórico de pagamentos, utilizando o limite de maneira equilibrada e diversificando suas formas de crédito.

Esses fatores aumentam a confiança das instituições financeiras no seu perfil, o que pode refletir diretamente em um Serasa Score mais alto.

Vale lembrar que o cartão deve ser utilizado com responsabilidade e que todas as faturas devem ser pagas em dia, sem atrasos. Caso contrário, o uso do cartão terá o efeito inverso e irá prejudicar o seu score de crédito.

3) Mantenha seus dados atualizados

Pode parecer uma dica boba, mas atualizar os seus dados na Serasa ajudam a aumentar o seu score de crédito. Informações como endereço, telefone e e-mail devem estar atualizadas para garantir que seu perfil como consumidor seja avaliado de forma precisa. Isso também demonstra mais credibilidade para empresas que consultam seu score de crédito.

4) Conecte sua conta bancária

Uma opção que a Serasa passou a oferecer mais recentemente é conectar a sua conta bancária ao seu perfil. Para isso, é necessário informar os dados de acesso da sua conta. A Serasa não terá autonomia para fazer nenhuma transação.

Com a conexão, a Serasa pode entender melhor o seu perfil como consumidor e utilizar mais elementos para compor o seu score de crédito, como saldo da conta-corrente, contratação de produtos (seguros, empréstimos, etc), investimentos, dentre outros.

Score na Serasa não é garantia de crédito

O score na Serasa pode te impedir de conseguir crédito, mas não é mais uma garantia de que as portas e os limites dos bancos vão se abrir para você. Ele não tem mais essa relevância. Isso porque os bancões utilizam hoje ferramentas próprias para análise de crédito, checando apenas se há restrições (dívidas em aberto na Serasa).

Ainda assim, alguns instituições financeiras ainda utilizam o score da Serasa como ferramenta principal de análise de crédito. Por isso, manter um score alto certamente não vai te atrapalhar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *