Portal Você Online

Amazonas emitiu 850 mil novas Carteiras de Identidade Nacional

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou no dia 26 de abril de 2023, no Amazonas e, após dois anos e meio, são 854 mil documentos impressos. As informações são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e estão atualizadas até o mês de outubro.

Com esse volume, o Amazonas é o 11º Estado da federação com maior proporção de habitantes com a nova CIN em mãos: 19,96% da população. Conforme o MGI, a média é de 20.837 documentos por mês. Em 10 meses de 2025, de janeiro a outubro, foram 260,5 mil CINs, o que aumenta a média para mais de 26 mil documentos por mês, neste ano.

Contudo, ao longo de 2024, houve a emissão de 414,5 mil documentos no Estado, o que representa uma média de 34,5 mil por mês.

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, afirma que o governo federal tem apoiado os Estados que estavam com atrasos e dificuldades na emissão. Ela lembra que aqueles que planejam solicitar algum tipo de benefício social pela primeira vez, nos próximos meses, precisará do novo documento, por causa da biometria.

“ Quem já tem o benefício, tem um prazo até o processo de recadastramento. Quem precisa ficar um pouquinho mais atento é quem ainda não tem biometria cadastrada e pretende requisitar BPC e previdência já a partir de agora. Bolsa Família e outros auxílios, como auxílio-doença, a exigência vai ser só a partir de 1º de maio de 2026”, disse a ministra Esther Dweck.

Esther Dweck disse que a exigência da biometria incorporada à nova CIN tem e tornado obrigatória, gradualmente, para reduzir fraudes em benefícios sociais.

Para emissão da nova CIN, no Amazonas, é necessário agendamento através do site amcin.e-instituto.com.br. No dia e local do atendimento é obrigatório levar uma cópia do CPF ou comprovante de inscrição junto à Receita Federal e do comprovante de residência. Além disso é preciso levar o original da certidão de nascimento ou certidão de casamento, mais averbação, se divorciado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), até setembro, havia 25,3 mil documentos que não tinham sido retirados pela população. Um dos motivos para isso é que o protocolo de conclusão do processo de emissão indica um prazo de até 50 dias para confecção e entrega da CIN. Contudo, o documento fica pronto em aproximadamente 10 dias.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *