O alerta laranja significa “perigo” em uma escala de severidade para o evento meteorológico

Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o alerta laranja significa “perigo” em uma escala de severidade para o evento meteorológico. A meteorologista explica que este alerta é emitido para chuvas acima de 30 milímetros, podendo chegar até acima de 60 mm no acumulado diário.
“É um alerta também para ventos intensos, aqueles ventos acima de 60km/h. Tem riscos de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, disse a meteorologista.
Já o alerta amarelo se concentra em algumas áreas das regiões Sul, Norte e Nordeste do Amazonas. Segundo Andrea, o alerta amarelo significa “perigo potencial”, e é um aviso para possibilidade de chuvas acima de 20 milímetros e rajadas de vento acima de 40km/h.
“Tem baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Esse aviso também começou hoje e vai até amanhã, às 10h”, disse a meteorologista.
A ocorrência de chuvas, conforme a meteorologista, está ligada ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece a ocorrência de chuvas, associado ao calor e a umidade da região, o que contribui ainda mais para as chuvas volumosas.
Também há risco de ventos intensos, aqueles ventos acima de 60km/, riscos de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As ocorrências de chuva que por acaso venham ser registradas devem ser comunicadas a central 199 da Defesa Civil de Manaus.