
Mais de 4,800 litros de água mineral saíram ontem (31) de Manaus com destino às cidades do sul da Bahia castigadas pelas fortes chuvas. O carregamento partiu do Aeroporto de Ponta Pelada, na Zona Sul da capital amazonense transportadas em um avião cargueiro C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB).
A água vai matar a sede de milhares de desabrigados pelo transbordamento dos rios da região devido às chuvas. Até a última sexta-feira, cerca de 25 pessoas morreram por conta da enchente e outras estão sem casa.
A Força Aérea Brasileira integra a cooperação mútua do governo federal na ajuda humanitária à população baiana. A operação de ajuda humanitária está sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
Desde 11 de dezembro, a FAB já transportou mais de 130 pessoas e 70 toneladas de donativos equipamentos e insumos para atender às populações mais atingidas pelas enchentes.
O Comando da Aeronáutica tem realizado diversos voos em suas aeronaves para atender às necessidades da população das áreas afetadas.
Saiba mais
A superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou na tarde de ontem (31) os dados das regiões afetadas pelas enchentes que atingem o estado em dezembro.
O número de cidades atingidas aumentou, de 163 para 165, e o total de municípios em estado de emergência subiu, de 151 para 153. Utilizando os dados das prefeituras, a Sudec informa que a Bahia tem hoje 33.247 desabrigados, 57.243 desalojados, 25 mortos e 517 feridos.
As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).


