Portal Você Online

Amazonas: estado com menos cervejarias por pessoa no país

O Amazonas ocupa a última posição no ranking nacional de densidade cervejeira, conforme o Anuário da Cerveja 2025 divulgado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Segundo o relatório, o estado tem apenas uma cervejaria para cada grupo de 856.242 habitantes, o que, considerando a população de 3.941.613 pessoas, é a menor proporção do Brasil.

O estado tem apenas 2 municípios com ao menos uma cervejaria registrada. Isso representa 3,2% dos 62 municípios do estado, ou seja, 96,8% dos municípios do Amazonas não têm nenhuma cervejaria registrada. No Brasil, há 1.949 cervejarias.

Atualmente, o Amazonas conta com cinco cervejarias registradas no Mapa. No entanto, o texto do anuário esclarece que nem todas essas empresas são consideradas no cálculo da densidade: algumas estão com a produção inativa, outras não têm produtos registrados como “cerveja”, ou atuam apenas como importadoras, distribuidoras ou marcas ciganas, sem fábrica própria.

Na outra ponta do ranking estão os estados da Região Sul, onde o setor cervejeiro é mais consolidado e marcado pela presença de microcervejarias e produção artesanal. O Rio Grande do Sul lidera a lista com uma cervejaria para cada grupo de 32.177 habitantes, seguido por Santa Catarina, com uma para cada 38.437, e Paraná, com uma para cada 51.312 habitantes.

Norte

A Região Norte apresenta desempenho semelhante ao do Amazonas. Em 2024, foi responsável por apenas 1,4% da produção nacional de cerveja, com um volume total de 221,3 milhões de litros. Entre os sete estados nortistas, apenas o Tocantins se destacou no período, registrando o maior crescimento proporcional do país: passou de quatro para seis cervejarias, um aumento de 50%.

Já o Amazonas, assim como Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe, não apresentou crescimento no número de cervejarias entre 2023 e 2024, permanecendo com o mesmo total registrado anteriormente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *