
O Amazonas Futebol Clube, que está na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, receberá patrocínio de R$ 3 milhões da Sedel (Secretaria de Estado do Desporto e Lazer do Amazonas). A secretaria dispensou licitação para conceder o apoio ao clube, conforme portaria publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) em 22 de agosto.
Na Portaria nº 2002025 – Sedel/AM, o secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Finanças da Sedel, Bruno Gomes Pires, considerou que a Nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021) “preceitua ser inexigível a licitação nos casos de inviabilidade de competição”. O titular da Sedel, Diego Américo Costa Silva, ratificou a decisão.
No dia 11 deste mês, o clube amazonense anunciou que concluiu o processo de transformação em SAF (Sociedade Anônima do Futebol), um tipo de empresa. A operação viabilizou a venda de ações para um grupo norte-americano de investidores, que prometeu construir um centro de treinamento no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.
Fundado em 2019 como associação privada, o Amazonas FC montou uma campanha com jogadores de renome nacional, como Jô e Sassá, que o levou, em apenas quatro anos, à Série B do Campeonato Brasileiro. O sucesso atraiu apoio de empresas locais e até de parlamentares, que destinaram ao clube, em 2023, milhões através de emendas.
Veja a portaria que dispensa licitação para conceder apoio ao time:
