Orquestra vai apresentar os músicos amazonenses Hilo Carriel e Victor Amazonas Dias executando Amadeus Mozart para violinos
A Amazonas Filarmônica convida Hilo Carriel e Victor Amazonas Dias para apresentação, na próxima quinta-feira (13), às 20h, no palco do Teatro Amazonas, de um concerto de Amadeus Mozart pelos dois músicos amazonenses.
Hilo Carriel é maestro natural de Itacoatiara (AM), reside em Manaus onde trabalha como pianista do Coral do Amazonas e está à frente do Curso Livre de Regência do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.
Ele foi destaque nacional ao receber o Prêmio da Revista Concerto como Jovem Talento de 2019. Hilo regeu orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra de Câmara do Amazonas, dentre outras.
Nos Estados Unidos, onde concluiu seu mestrado em performance de regência na classe de Marin Alsop no Peabody Institute, foi selecionado como Conducting Fellow pela Baltimore Symphony Orchestra na temporada 2018-2019 e como Dudamel Fellow pela Los Angeles Philharmonic na temporada 2019-2020.
Hilo foi ainda finalista da 2019 Sir Georg Solti Competition promovida pela Chicago Symphony Orchestra, tendo como presidente do júri o maestro Riccardo Muti.
Já o também amazonense Victor Amazonas Dias, é um jovem violinista de doze anos de idade, que iniciou seus estudos aos cinco anos com o professor Elidielson Lourenço (Violinista amazonense, formado pela Universidade do Estado do Amazonas, e integrante da Amazonas Filarmônica).
Ainda com cinco anos, fez sua primeira participação como solista à frente da Camerata de Violino do Centro de Arte da UFAM-CAUA. Sua nova participação como solista foi aos seis anos com o concerto para dois violinos, de Vivaldi, junto à Camerata de Violino do Casarão de Ideias.
Aos sete anos fez sua primeira participação como solista no Teatro Amazonas, com a Orquestra de Câmera do Amazonas, sob regência do maestro Marcelo de Jesus, tocando o concerto em lá menor de Vivaldi.
Aos dez anos ficou em primeiro lugar no concurso do “Luzerne Music Center” de Nova York, na categoria até doze anos, e quinto lugar na classificação geral. Também ganhou o prêmio destaque revelação brasileira.
Programa
Wolfgang Amadeus Mozart
Abertura da ópera “Don Giovanni”, K.527
Concerto para violino n.3 em sol maior, K.216
I. Allegro
II. Adagio
III. Rondeau: Allegro
Antonín Dvořák
Sinfonia n.8 em sol maior, op.88
I. Allegro con brio
II. Adagio
III. Allegretto grazioso – Molto vivace
IV. Allegro ma non troppo
Victor Amazonas Dias, violino
AMAZONAS FILARMÔNICA
Hilo Carriel, regente