
. O Amazonas superou o Alvorada de virada por 4 a 2 na noite desta terça-feira e carimbou a vaga na grande final do Barezinho Sub-20. Saviola e Alex marcaram para o Alvorada. Rojas, Jhan (duas vezes) e Gegê fizeram os gols da vitória no estádio Carlos Zamith.
Com o resultado, o time aurinegro enfrentará o Nacional na final. O time azulino venceu o clássico Pai e Filho e os times farão, no sub-20, a mesma final do Barezão profissional em 2025.
A data, local e horário serão definidos pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) nos próximos dias.
O jogo
O duelo começou em ritmo acelerado. Logo no primeiro minuto, a Onça teve a primeira chance de abrir o placar: Rondon cruzou pela direita e encontrou Wendel livre, mas o camisa 10 finalizou por cima da meta adversária.
A resposta do Alvorada veio aos 10 minutos. Saviola deixou a marcação para trás e bateu colocado, exigindo grande defesa do goleiro Gabriel. Na sequência, Rojas tentou em contra-ataque, mas a defesa do Amazonas evitou o perigo. Pouco depois, Jhan também desperdiçou oportunidade após cobrança de escanteio de Hugo.
De tanto insistir, o Alvorada conseguiu balançar as redes aos 20 minutos. O meia Saviola aproveitou a brecha na marcação e finalizou com precisão, abrindo o placar.
Aos 30, Samuel cruzou rasteiro para Yuri, mas o defensor não conseguiu ter exato na hora de finalizar. Logo em seguida, Andrey tentou sozinho, mas a bola passou por cima do gol de Klindson sem perigo.
O jogo ficou meio morno para os dois lados, que baixaram o ritmo e pararam de criar lances de perigo ao gol adversário.
Já nos acréscimos, Wendel bateu escanteio e, de bandeja, a bola sobrou para Degê cabecear para o fundo da rede, deixando tudo igual. O resultado do primeiro tempo levaria a decisão para os pênaltis.
Segundo tempo
No início do segundo tempo a Onça veio sem mudanças, mas com uma postura diferente. Jhan recebeu a bola sozinho, jogador não desperdiçou e marcou o segundo para equipe Aurinegra aos 2 minutos.
As Feras seguiram dominando os primeiros minutos da etapa final e não demorou para Rojas fazer o terceiro aos 8 minutos, após cruzamento a bola sobrou nos pés dele e bastou empurrar para o gol. Amazonas 3 a 1.
O Alvorada foi atrás do segundo gol aos 11 com Alex. Lateral-esquerdo Nertan sozinho roubou a bola, com inteligência, fez cruzamento para Alex que não desperdiçou e fez Alvorada 3 a 2.
O jogo ganhou intensidade após o segundo gol do adversário. As duas equipes passaram a criar mais oportunidades, tornando a partida mais aberta e equilibrada, com lances de perigo para os dois lados.
Jhan marcou o quarto gol os 36 minutos após assistência de Hugo para ampliar ainda mais vantagem. Com 4 a 2 no placar, bastou ao Amazonas administrar a vantagem até o apito final para confirmar o lugar na decisão.