
O Governo do Amazonas implentou nesta segunda-feira (21) o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges). A inauguração aconteceu durante a programação do 5° Encontro Nacional da Rede Cieges, realizado pela SES-AM, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
A estrutura, implantada estrategicamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), representa um avanço na transformação digital e modernização da gestão pública da saúde, integrando dados da assistência e vigilância, em único local.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a inauguração do Cieges-AM inclui o Amazonas na rede de informações integradas do país, sendo o 12º estado a aderir à rede.
“A rede estadual de saúde, além de ser uma rede extensa, que vai da baixa até a alta complexidade, possui também a singularidade da geografia do nosso estado. A partir do momento em que o Governo do Estado investe em tecnologia em saúde, nós avançamos na oferta de serviços ”, ressaltou a titular da SES-AM, Nayara Maksoud.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou que a implantação do Cieges-AM reforça o aprimoramento da gestão de dados e informações de saúde, que antes eram realizados em sistemas diferentes.
“O benefício será através de toda a rede de saúde do Amazonas. A FVS-RCP reconhece a importância do Cieges-AM no sentido de ter aqui um ambiente onde nós vamos trabalhar de forma a integrar tantos os indicadores da assistência com os da vigilância para melhorar de forma oportuna, rápida e com prontidão a resposta, a preparação e a vigilância das emergências públicas”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.