Portal Você Online

Amazonas lança “Movimento Maio Amarelo” para conscientizar os motoristas no trânsito

Serão realizadas ações educativas e de conscientização nas escolas, empresas e vias públicas para a redução de acidentes de trânsito

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou ontem (5), a abertura do “Movimento Maio Amarelo 2023”,para a educação e conscientização no trânsito. A campanha será realizada nas escolas, empresas e vias públicas, tanto na capital quanto no interior do estado visando a redução de acidentes de trânsito.

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), uma instituição social sem fins lucrativos, a campanha Movimento Maio Amarelo comemora, em 2023, 10 anos de atenção e preservação pela vida.

A iniciativa busca, anualmente, unir todos os entes ligados direta e indiretamente ao tema envolvendo trânsito e transporte, como os Detrans, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os Institutos Municipais de Trânsito, entres outras entidades, com o intuito de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da segurança viária, tendo como principal objetivo salvar vidas no trânsito.

“O Maio Amarelo traz à tona o protagonismo do trânsito. É um momento de reflexão, de chamamento à população e à sociedade civil, de um modo geral, sobre a questão dos altos índices de acidentes e mortes no trânsito, que deve ser protagonista não só no mês de maio, mas no ano inteiro porque a gente quer que a população tenha essa consciência e apoie o Poder Público com relação às ações das ruas e fiscalização”, disse o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, que representou o governador Wilson Lima na solenidade realizada no Salão Solimões, anexo do Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.

Na ocasião, também foi lançado o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat) do Detran-AM com o objetivo de orientar e dar suporte com serviços para as pessoas que sofrem consequências de acidentes no trânsito.

Localizado na sede da Detran-Am, o núcleo irá ofertar serviços na área social, jurídica e de assistência ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

“Somos mais um estado a ter esse tipo de atividade, que tem o objetivo de ajudar aquelas pessoas que são vitimadas com trânsito e seus familiares, sobretudo, na liberação de DPVAT, e no apoio psicossocial e jurídico, através de parcerias que o Detran Amazonas vai firmar. Esse é o pioneirismo do nosso órgão com apoio do governador Wilson Lima”, disse Rodrigo de Sá Barbosa.

Ações

A equipe de Educação para o Trânsito do Detran Amazonas realizará no mês, 33 ações com o intuito de conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e, assim, diminuir os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais e lesionadas.

Durante o Maio Amarelo, o Detran Amazonas vai oferecer palestras de conscientização em empresas e universidades; levará teatro de fantoches para as escolas de educação infantil e realizar abordagens educativas com distribuição de materiais em toda a capital.

Fiscalização

Além de ações educativas, o Detran-AM tem intensificado as fiscalizações de trânsito com foco na “Lei Seca”. Somente no ano passado, foram 1.686 motoristas autuados por estarem dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica ou se recusarem a ser feito o teste do bafômetro.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores sob efeito de bebida alcoólica passam a dirigir com sua capacidade psicomotora alterada, pondo em risco a vida, integridade e meio ambiente. A penalidade de multa no valor de R$ 2. 934,70 e ocorre a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Estiveram presentes no evento, o secretário estadual de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Comandante Coronel Orleilson Muniz; Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas,Coronel Marcus Vinicius; Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal do Amazonas (PRF), Benjamim Affonso.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *