
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), lançou em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), a Operação Impacto para combater e manter reduzidos, principalmente os crimes de homicídios, roubos e furtos.
A ação, que vai abranger os municípios do Médio e Baixo Amazonas, contará com todo o aparato tecnológico do “Paredão” e do Programa RecuperaFone e começou nesta quinta-feira (3).
A Operação Impacto vai abranger cerca de 11 municípios no Médio e Baixo Amazonas. A ação inicia em Itacoatiara e será levada aos municípios de Urucurituba, Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués.
A operação foi lançada pelo secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida. Durante o evento, estiveram presentes os delegados da Polícia Civil (PC-AM), Lázaro Mendes, Paulo Barros, do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (PMAM), do comandante da 1ª Companhia de Bombeiros Militar, o 1º tenente Charles Rodrigues, o representante da Marinha do Brasil, o suboficial Roberto Lira, e o prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim.
Operacionalidade
Durante todo o mês de abril, às Forças de Segurança estarão embarcadas na base Paulo Pinto Nery, da Polícia Civil (PC-AM), coordenados pela SSP-AM. O objetivo da operação é combater crimes como homicídio, latrocínios, narcotráfico, e crimes ambientais e entre outros, por meio de ações ostensivas e preventivas.
O titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara, delegado Lázaro Mendes, ressalta a importância da operação no combate aos crimes no município.
A operação conta com o efetivo integrado da PC-AM e da Polícia Militar (PMAM), a partir do policiamento local e reforço do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e servidores da SSP-AM e profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM) de Itacoatiara, major Marcos Pires, destacou que as ações preventivas e intensivas reduziram os índices criminais de homicídios no município e todas as ações já realizadas serão reforçadas com a Operação Impacto.
“A Polícia Militar tem atuado aqui em Itacoatiara de maneira intensiva, realizando operações. Com isso, foram reduzidos os índices de criminalidade, principalmente os homicídios, que caíram de 11 para 4 no primeiro trimestre, uma redução superior a 50%. Também houve queda nos índices de roubo e furto no município”, explica o comandante.


