Portal Você Online

Amazonas: menor número de roubo a pedestre em 10 anos

A queda foi registrada em comparação entre os meses de janeiro a julho deste ano.

O Amazonas registrou entre janeiro a julho deste ano, o menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos.

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que a queda neste período foi superior a 50%.

A queda é um resultado da somatória entre o policiamento ostensivo e investigativo com os investimentos realizados pelo Governo do Estado em efetivo e tecnologia.

“O que vemos é o resultado de todo um trabalho da Segurança Pública, que está refletindo na queda de vários indicadores criminais. E o roubo a pedestres era um que nos preocupava muito, porque atingia diretamente o trabalhador, a dona de casa, o estudante indo ou vindo para casa”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Os números registrados pelo Centro Integrado de Estatística da SSP-AM (Ciesp/SSP-AM) mostram que, em 2015, o Amazonas chegou a registrar entre janeiro a julho, um total de 19.402 roubos, que representava uma média de 2,7 mil roubos por mês.

Este ano, neste mesmo período, o Amazonas contabilizou 9.860, o que corresponde a uma queda de 50,82%. .

Conforme o coordenador do Ciesp, Rouget Britto, o roubo a pedestre, na maioria das vezes, é praticado com intuito de roubar o celular das vítimas. A partir da implantação do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (Nirc), houve a queda do número de roubos desses aparelhos e, consequentemente, aos pedestres.

Rouget destacou que para constituir com o trabalho ostensivo e preventivo da PMAM, a SSP-AM realiza, periodicamente, reuniões com comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom), onde são exibidas as áreas onde há aumento dos indicadores criminais.

“Com essas informações em mãos, os comandantes aplicam o policiamento em áreas que já monitoravam e onde nós apontamos haver a existência de maior atenção”, destacou o coordenador.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *