
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), oferece gratuitamente serviços de intérprete de Libras para Pessoas com Deficiência (PcD).
O objetivo é garantir o acesso irrestrito de pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva aos serviços públicos e privados no Amazonas, promovendo inclusão e assegurando direitos.
A iniciativa é uma solução provisória até a implantação das Centrais de Interpretação de Libras (CIL), previstas pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Como solicitar
O atendimento pode ser solicitado presencialmente ou online por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Para requisitar o serviço, é necessário preencher o formulário clicando neste link, com antecedência de pelo menos três dias úteis, exceto em casos de urgência, como atendimentos médicos.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e também oferece transporte especializado para aqueles que necessitam.
Outros serviços
Além do serviço de intérpretes, a Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD), vinculada à Sejusc, oferece outros serviços de cidadania, como a emissão das carteiras de identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal.
O atendimento ocorre no Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), no bairro Flores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.