Segundo a White Martins, nos últimos cinco dias a empresa atingiu o limite máximo de entrega, duas vezes e meia a capacidade de produção em Manaus, que é de 30 mil metros cúbicos por dia.

O Amazonas corre o risco de novo colapso no fornecimento de oxigênio, caso a demanda diária, hoje superior a 80 mil metros cúbicos, aumente nos próximos dias. Segundo a White Martins, fornecedora do produto para o Estado, nos últimos cinco dias a empresa atingiu o limite máximo de entrega, duas vezes e meia a capacidade de produção de sua planta em Manaus, que é de 30 mil metros cúbicos por dia.
No dia 14, os hospitais de Manaus entraram em colapso por causa da falta de oxigênio e pacientes morreram asfixiados. Diante da crise, o Amazonas recebeu remessas de cilindros enviadas pelo governo federal e também doações, muitas delas articuladas pelas redes sociais.
“Em paralelo, é imprescindível que as autoridades de Saúde mantenham o monitoramento constante da sua demanda no Amazonas, para que seja definido um plano de atendimento emergencia”, diz nota da empresa enviada à reportagem do site R7.
O governo do Amazonas informou que tem o apoio das Forças Armadas para o transporte de oxigênio não só da White Martins como de outras empresas e doações para Manaus.
“O governo do Amazonas também requisitou a produção de outras duas empresas locais que produzem oxigênio e que são de menor porte comparado à multinacional White Martins.”

Usinas de oxigênio – O governador Wilson Lima destacou, nas redes sociais no último dia 23, que a estrutura da rede de assistência à saúde no interior para enfrentar a Covid-19 será ampliada com a instalação de mais 20 mini usinas de oxigênio para reforçar a oferta de gás e ampliar a capacidade de atendimento das redes municipais de saúde.
O governo também pretender repassar R$ 100 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para os municípios do interior do estado. https://portalvoce.com/mais-20-miniusinas-de-oxigenio-estao-sendo-adquiridas-pelo-estado/