Portal Você Online

Amazonas promove cursos e injeta recursos na Expoagro de Itacoatiara

O Governo do Amazonas destinou R$ 100 mil e promove cursos de capacitação na 2ª Expoagro Tech, ocorre no Centro de Eventos Juracema Holanda, em Itacoatiara, a a 250 km de Manaus pela AM-010, até este domingo (22).

Na sexta-feira (20), o governo estadual foi representando na abertura do evento pelo Secretário de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, que destacou convênio com a Prefeitura de Itacoatiara para o repasse dos recursos aos produtores rurais.

“Isso demonstra o comprometimento com o setor primário da região, valorizando o agricultor familiar, o produtor rural que trabalha diariamente para colocar o alimento na mesa dos amazonenses”, disse Borges.

Cursos de capacitação

Coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Flotestal Sustentável (Idam), foram realizados sete cursos de capacitação voltados aos produtores rurais.

Na última sexta (20), ocorreu os cursos de Associativismo e Cooperativismo, Retirada de Espinhas, e Boas Práticas na Produção de Queijo. Já no sábado (21), ocorre os cursos de Derivado da Mandioca, Melhoramento Genético de Bovinos e Bubalinos em Pequenas Propriedades, Boas Práticas do Sistema de Pastejo Rotacionado, e a Oficina de Produtos Embutidos de Pescado.

Ao todo foram capacitados mais de 200 produtos rurais da região. De acordo com o pescador Antônio Carlos, que participou do curso de retirada de espinha, os clientes exigem um produto beneficiado e de qualidade.

“Já trabalho retirando a espinha do tambaqui, porém com esse curso, aprendi novas técnicas que não conhecia. Tenho certeza que vai melhorar mais ainda o meu produto. Atualmente comercializo cerca de 70 quilos de peixe por semana, a meta é dobrar”, relata Antônio.

2ª Expoagro Tech de Itacoatiara

Aberto ao público, o evento começou na sexta-feira e ocorrerá até o próximo domingo (22/10), contando com várias programações, como: feira da agricultura familiar; exposição de animais e rodeio; exposição de máquinas, veículos, implementos agrícolas, produtos e serviços; ações de crédito rural e regularização fundiária e ambiental; gastronomia regional; shows musicais e concursos voltados a produção rural.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *