Portal Você Online

Amazonas quer ampliar Distrito para abrigar fábricas de grande porte

O secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti), Serafim Corrêa, afirmou nesta quinta-feira (21) que está em andamento uma articulação para ampliar as áreas destinadas a indústrias classificadas como tipos 4 e 5 no Plano Diretor de Manaus.

Essas tipologias urbanísticas, previstas na legislação municipal, correspondem a atividades de maior impacto ambiental e estrutural, como metalurgia, química, farmacêutica e eletrônicos.

“Essa é uma preocupação das empresas que vêm a Manaus. Eles dizem: ‘preciso de 120 mil metros de área’, mas não temos terrenos disponíveis. É preciso ampliar. O Distrito está crescendo e já não cabe mais nos limites em que foi concebido originalmente”, disse o secretário.

A declaração ocorreu pouco antes da 315ª reunião ordinária do Codam (Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas), realizada no auditório Arivaldo Silveira Fontes, do Senai, no Distrito Industrial 1, zona sul de Manaus.

Segundo Serafim, a proposta está sendo discutida em conjunto por Suframa, Sedecti e Implurb com expectativa de avanços ainda nesta semana ou, no mais tardar, na próxima, após reuniões com o presidente da Fieam, Antônio Silva, e o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

Estiagem

Além da expansão industrial, Serafim comentou a situação da estiagem na região. De acordo com ele, não há previsão de uma seca extrema em 2025 como as registradas em 2023 e 2024, consideradas históricas.

Ainda assim, garantiu que os portos de Manaus estão preparados para manter a logística em caso de necessidade de deslocamento de cargas.

“Portos estão capacitados caso haja necessidade de deslocamento. Manaus não vai parar. Não há prenúncio de qualquer dificuldade”, disse.

O secretário acrescentou ainda que a intenção do governo é consolidar o Codam como um espaço permanente de diálogo entre empresários, poder público e prestadores de serviços, de forma a melhorar o ambiente de negócios no Estado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *