Doação do governo alemão vai reforçar atendimento nas unidades de saúde do estado

A Alemanha enviou hoje uma doação de 80 respiradores e insumos hospitalares para o Estado do Amazonas. Os equipamentos chegaram neste sábado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus em Airbus A310 MRTT, comandado por militares da Força Aérea Alemã.
A carga saiu do aeroporto de Colônia-Bonn ontem e foi entrgue pelo embaixador alemão no Brasil, Heiko Thoms, ao governador do estado, Wilson Lima.
“Esses equipamentos serão importantes para reforçar o atendimento a pacientes que ainda precisam, mas também para atender nossos irmãos de outros estados, principalmente de Rondônia, Roraima e Acre que, nesse momento, passam por uma situação complicada”, informou o governador.

A doação atende pedido do governo amazonense feito por meio de carta aberta endereçada à comunidade internacional, em janeiro deste ano, quando a situação da pandemia no estado era crítica.
Os equipamentos serão usados em unidades que são porta de entrada para pacientes de Covid-19 e nas enfermarias e ambulatórios.
“O Amazonas, assim como o Brasil, é um parceiro estratégico para a Alemanha. Nós temos uma cooperação muito profunda com o Brasil, temos uma cooperação com o Estado do Amazonas. Nós sabemos que essa pandemia é um fenômeno global e ninguém está seguro até que todos estejam seguros. Nós precisamos nos ajudar nessa situação”, disse o embaixador.
Segundo Heiko Thoms, a Alemanha participa ativamente da cooperação internacional para o enfrentamento da pandemia através do envio de doações humanitárias, recebendo e tratando pacientes de países vizinhos e, recentemente, com a doação de mais de 1,2 bilhão de euros para o OMS/COVAX – programa do qual o Brasil já recebeu as primeiras vacinas.
A doação foi intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, instituição que tem contribuído para o recebimento de doações vindas de outros países para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado.
A ministra Maria Deize Camilo Jorge, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na região Norte, foi enviada pelo Itamarati para acompanhar o desembarque dos equipamentos.
Doações – O reforço na estrutura da rede de assistência é resultado de investimentos do Governo do Amazonas, com apoio do Governo Federal, e de doações. Desde o início da pandemia, são mais de 262 milhões de itens ofertados ao estado em apoio ao enfrentamento da Covid-19, incluindo equipamentos, insumos, EPIs, álcool em gel, testes para detecção do vírus, oxigênio, entre outro