Portal Você Online

Amazonas recebe mais 16.380 mil doses de vacina da Pfizer

É a segunda remessa do imunizante fabricado pela BioNTech enviada pelo Ministério da Saúde que chega a Manaus

Mais 16.380 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegaram a Manaus no voo LA-4785 da Latam, às 23h30 de ontem (10), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conforme o Voce havia antecipado. Esse é o segundo carregamento da fabricante que chega ao Amazonas, que já soma 22.230 doses do imunizante.

A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde (MS) como parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) e, junto com as primeiras 5.850 doses que chegaram no final de abril, será aplicada no grupo formado por gestantes e puérperas na capital do Amazonas.

As doses do imunizante foram escoltadas pela Polícia Federal até o Centro de Processamento Celular (CPC) da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), na Avenida Constantino Nery, onde estão estocadas em freezer científico com temperaturas a -86ºC.

Esquema vacinal – Segundo a FVS, as vacinas Pfizer possuem um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 12 semanas (3 meses). Devido à campanha contra a influenza, o Ministério da Saúde orienta um intervalo de 14 dias entre a vacinação da Covid-19 e da influenza. O órgão reforça a importância de priorizar a vacina contra o novo coronavírus.

Doses aplicadas – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 967.770 doses foram aplicadas em todo o estado, até esta segunda-feira (10), sendo 624.235 de primeira dose e 343.535 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3w16DWI.

Até o momento, os quatro municípios do estado, com exceção da capital, que mais aplicaram doses da vacina, segundo o levantamento são: Parintins (25.625), São Gabriel da Cachoeira (24.661), Itacoatiara (21.714) e Tabatinga (21.349).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *