Selo MigraCidades da ONU é por ações que promovem a inclusão e o acolhimento de migrantes.

O Governo do Amazonas foi novamente reconhecido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU, com o Selo MigraCidades.
Essa certificação internacional destaca os avanços em políticas públicas voltadas para a inclusão social e integração de migrantes na sociedade.
A entrega do selo ocorreu de forma on-line na última quinta-feira (16/01), em cerimônia organizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
No Amazonas, o trabalho de acolhimento e integração de migrantes é desenvolvido por meio de ações conjuntas entre diversas secretarias e órgãos estaduais, como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria de Assistência Social (Seas) e a Secretaria de Saúde (SES), além de parcerias com a Amazonastur e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
O monitoramento das atividades é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
“Receber o Selo MigraCidades pelo segundo ano consecutivo é um reconhecimento do esforço coletivo em garantir políticas inclusivas que promovam o acolhimento e os direitos dos migrantes”, afirmou Marcellus Campêlo, secretário da Sedurb.
O selo também reflete o compromisso em assegurar o acesso dos migrantes a serviços básicos, promovendo a integração social com base no respeito à diversidade.
Ao todo, 32 cidades e 11 estados brasileiros foram certificados. Além do reconhecimento, os governos receberão relatórios detalhados sobre as ações implementadas em 10 dimensões da governança migratória, para orientar e monitorar o trabalho realizado.


