
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) realizou uma coletiva de imprensa após o encerramento da votação neste domingo (30), divulgando os resultados do segundo turno das eleições 2022 no estado. Segundo o presidente do TRE/AM, Desembargador Jorge Lins, o número de abstenções no segundo turno foi de 20,2% no Amazonas.
As abstenções se aproximaram do 1º turno, quando foram registradas 20,1%. Ao todo foram registradas 16 ocorrências de propaganda irregular. Até às 17h, não foram observadas filas extensas nos locais de votação.
Foram registradas 194 contigência de urnas, das quais 59 precisaram ser substituídas após problemas técnicos. Segundo a diretora-geral do TRE/AM, Melissa Lavareda, as urnas precisaram ser substituídas após todos os testes serem realizados.
“A substituição ocorreu depois de todos os testes e reinicialização. Na sua grande maioria, foi problema de hardware e problemas que impediram a urna continuar funcionando. Mas em momento nehhum atrapalhou, e a eleição continuou tranquila depois da substituições daS urnas”, afirmou.
“No caso do Careiro Castanho e Iranduba, as presidentes da mesa identificaram os eleitores fazendo uma selfie do voto. No outro caso, em Itacoatiara, a foto foi publicada em uma rede social. Nos três casos, os eleitores foram conduzidos ao DIP e foi feito um TCO”, afirmou o General Mansur.
O trânsito fluiu com tranquilidade e teve 100% da frota de ônibus disponível para garantir que a população chegasse aos locais de votação. O diretor do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Stanley Ventilari, afirmou que não houve registro de filas nos terminais.
“Tivemos no primeiro turno algumas filas nos terminais, nas paradas de ônibus e nós reunimos na tentativa de solucionar esse problema. Nno segundo turno e não identificamos esse problema de filas nestes locais”, destacou.
Ainda conforme o diretor do Immu, os agentes vão continuar nas ruas para dar suporte devido à grande movimentação esperada após o encerramento da apuração das urnas.


