Portal Você Online

Amazonas registra baixa próxima de 90% no número de mortes por Covid

Avanço da vacinação é apontado como o principal motivo da redução no estado, onde 20 cidades já imunizam a população acima de 18 anos

O número de mortes por Covid-19 no Amazonas caiu 88% entre janeiro e junho deste ano. O avanço da vacinação – pessoas com mais de 20 anos já estão sendo imunizadas em Manaus – é apontado como um dos principais motivos para a redução e vem permitindo a flexibilização de medidas restritivas.

O total de mortes no estado caiu quase nove vezes do início ao fim do semestre – foram 2.832 vidas perdidas em janeiro contra 328 em junho, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, a taxa de mortalidade apresentou redução expressiva de 57% nas pessoas maiores de 60 anos e de 51% na faixa etária de 20 a 59 anos. Além disso, nos últimos dois meses, as internações de pessoas acima de 60 anos caíram pela metade.

A melhora nos números da pandemia no estado ocorreu em meio a previsões de uma terceira onda, citada por autoridades e pesquisadores. Porém, a população não pode descuidar dos protocolos, mantendo o uso de máscara, álcool gel e distanciamento, principalmente pela circulação de novas variantes no país.

“Com o surgimento de variações do vírus e a entrada da Delta ainda não temos certeza se acabou o risco de uma terceira onda”, avalia Felipe Naveca, cientista da Fiocruz-AM.

Interrupção por falta de vacina – A aplicação de primeira dose das vacinas contra a Covid-19 será interrompida em Manaus, entre a próxima segunda-feira (12) e quarta-feira (14), para a reposição dos estoques, que foram esgotados com as campanhas em massa na capital do Amazonas – na última sexta-feira (9), foram aplicadas 41.672 doses. https://portalvoce.com/vacinacao-contra-covid-zera-estoque-e-manaus-imuniza-apenas-publico-da-2a-dose-ate-quarta-feira/

Manaus tem 74% do total de população vacinável, a partir dos 18 anos, com a primeira dose; 24% com a segunda dose; e 2% com dose única. Na capital, 26% da estimativa de público a ser vacinado, já concluíram o esquema vacinal.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *