
Segundo levantamento da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o estado recebeu mais de 132,5 mil turistas no primeiro quadrimestre de 2025, representando um crescimento de quase 13% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 117,3 mil visitantes.
Entre os destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros, destacam-se Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão e Tabatinga.
A movimentação de turistas nacionais somou 96.277 pessoas, uma alta de 9,93% em comparação aos 87.582 registrados no ano anterior. Já os turistas internacionais somaram 32.082 visitantes, o que representa um aumento de 2,85% em relação aos 26.329 estrangeiros que estiveram no estado no mesmo período de 2024.
Turistas são atraídos pela natureza e cultura do Amazonas
De acordo com o turismólogo Francisco Magalhães, um dos fatores que colocaram o Amazonas entre os três destinos mais procurados do Brasil é a valorização do setor pelo poder público.
“ Houve investimento na divulgação do estado em eventos nacionais e internacionais, como feiras de turismo, além da realização de grandes eventos culturais em Manaus e da melhoria na infraestrutura da capital e de outros municípios”, afirma Magalhães em entrevista.
O guia turístico também destaca que os municípios do interior têm atraído visitantes graças à diversidade de atrativos naturais e culturais, como lagos, cachoeiras, ruínas históricas e festas populares.
“Todos se destacam pela diversidade de atrativos naturais como por exemplo os lagos, as cachoeiras e culturais como por exemplo as Ruinas de Paricatuba, em Iranduba, a Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo e atualmente o XI Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões (Festisol), em Tabatinga”, destacou.