Portal Você Online

Amazonas registra queda de 55% no desmatamento, diz Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta sexta-feira (7) que o Amazonas registrou uma queda de 55% na quantidade de alertas de desmatamento, nos primeiros seis meses do ano. De janeiro a junho, foram 553,41km² de alertas, contra 1.235,98 km² registrados no mesmo período de 2022, de acordo com o sistema de monitoramento Deter Eter.

O Governo do Amazonas tem se mobilizado no Sul do estado para combater ações nesse sentido além das queimadas, que tradicionalmente são comuns nessa época do ano devido ao verão seco na região.

Esta semana o governador Wilson Lima, anunciou o envio de equipes de reforço do Corpo de Bombeiros pra a primeira fase da Operação Aceiro 2023, com o objetivo de combater os focos de incêndios florestais naquela área do estado.

O governo estadual também investiu em material e novos equipamentos para que a tropa possa trabalhar, além de treinar brigadas locais.

A maior parte das áreas de detecção desses focos de calor no Amazonas são terras de responsabilidade do Governo Federal.

Ainda segundo o Inpe, no mês de junho deste ano, foi registrado o maior número de queimadas dos últimos 16 anos na Amazônia e no Cerrado. Segundo o instituto, foram 3.075 focos de incêndio na Floresta Amazônica, número que só é menor do que os 3.519 contabilizados no mesmo mês de 2007.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *